TRATAMENTO TÉRMICO
SUB ZERO
Colocar a faca/espada a uma temperatura abaixo de zero. Isso irá comprimir o metal, voltando ao seu tamanho normal.
Para alguns aços modernos principalmente os inoxidáveis este tratamento é altamente recomendado, pois os elementos de liga (materiais que são misturados ao aço para melhorar suas qualidades mecânicas) podem inibir a têmpera, fazendo com que até 30% do aço não endureça, a melhor maneira de corrigir está "falha" é através do resfriamento muito abaixo de "zero" ( pelo menos 50 graus negativos , um material muito usado para este tipo de tratamento é o nitrogênio que pode atingir até 196 graus negativos o que é mais do que suficiente). O tratamento subzero faz com que até 100% do aço endureça.
Este processo obtém melhor resultado se feito entre a têmpera e o revenimento, o que como já podemos ter percebido, fragiliza ainda mais o aço, porém após o revenimento este processo garante ao aço alto desempenho inclusive aumento da elasticidade porque a estrutura do aço após o tratamento subzero fica mais homogênea. Outra característica deste processo é que ele funciona como um equalizador, traduzindo: se você tempera por exemplo dez facas em um dia algumas delas podem não atingir a dureza desejada, o tratamento subzero faz com que todas as lâminas indiferentes da dureza após a tempera atinjam a mesma dureza final.
Um tratamento subzero é altamente recomendado pois aumenta em muito a durabilidade do fio da peça. O tempo de permanência em temperatura abaixo de zero é muito relativo pois alguns cuteleiros recomendam 15 minutos enquanto outros recomendam até 24 horas.
Gostou do artigo sobre tratamento térmico sub zero? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.