Gravação no Metal
É possível escrever em aço com uma micro retifica, onde com uma broca minúscula vai se desgastando o metal, marcando assim sua marca/arte.
Note: Nesse procedimento, o aço deve estar doce/macio para ter um melhor resultado.
Há outra forma, através de eletricidade, utilizando-se dos seguintes componentes:
Fonte de energia de 9 a 14 V (Baterias, transformadores etc.)
Água e sal, ou água e bicarbonato de sódio.
Fio elétrico, com preferência que tenha jacarezinho nas pontas.
Parafuso com uma esponja na cabeça.
Recipiente para misturar a água com o sal.
Bicarbonato de sódio (Opcional)
Isole a parte que você não deseja que seja feita a gravação. Para isso, você pode usar tinta esmalte, tinta óleo, fita isolante ou outro material isolante sobre a peça. Sobre esse material de isolamento, você irá desenhar/escrever o que desejas que seja marcado no metal. Para isso, você pode utilizar um estilete, uma agulha, algum metal com ponta para realizar esse processo de desenhar na peça removendo o isolante com cuidado. É um processo demorado, mas se tiveres cuidado, poderás ter um resultado incrível.
Agora há duas opções.
Método 1:
Conectar o fio positivo na peça e o fio negativo no parafuso que estará com a espuma na cabeça.
Molhe a espuma na água com sal e coloque sobre o metal onde desejas fazer a gravação.
Não fique passando muito tempo em um só lugar, para que não haja corrosão somente em alguns pontos. Passe em toda a marcação na mesma quantidade, para que tenha uma corrosão de forma homogênea. Após a primeira passada, limpe a peça com um pano húmido e passe o parafuso com a espuma novamente.
Note: Recomenda-se fazer esse procedimento no mínimo 3 vezes.
Método 2:
Faça a mistura de água e sal em uma vasilha que caiba a peça inteira dentro.
Coloque um metal na borda da vasilha, o qual terá contato com a água, até o fundo do recipiente. E outro metal conectado a peça o qual ficará imerso na água junto com a peça.
Coloque o fio negativo no metal que se encontra na borda da vasilha e o fio positivo no metal que se encontra conectado com a peça.
Deixe agir por 30 minutos. Limpe a peça com um pano e veja se o isolante que você usou não está sendo removido em partes não desejadas. Caso tenha sido removido, fixe passando novamente o isolante e repita o procedimento de mergulhar a peça por mais 30 minutos.
Note: Nesse processo, além do isolante (tinta) é recomendável colocar outro isolante no fio da peça para garantir que o fio não será danificado no procedimento. Outro isolante como por exemplo, fita preta.
Após isso, remova o isolante térmico com acetona ou outro removedor de tintas, ficando assim somente a peça com a marcação.
Faça o polimento e a marcação estará pronta.
Note:
Faça o procedimento em local arejado e use máscara para produtos químicos, pois o gás que irá sair é tóxico.
Após a marcação alguns cuteleiros costumam mergulhar a peça em água com bicarbonato de sódio, para neutralizar a corrosão. Para isso, será necessário misturar 1 colher de xá de bicarbonato de sódio para cada 300 ml de água. Misture bem.
Solução Ácida para expor manchas do metal
A solução pode ser feita com um dos itens abaixo, mas note que cada componente pode apresentar um acabamento diferente.
Mostarda
Vinagre
Férrico
Sulfúrico
Ácido nítrico
Para esse procedimento, o cuteleiro pode também desenhar sua marca no metal, onde pode ser feito com adesivo, cera ou tinta esmalte. Onde, a parte que for coberta com um desses produtos, ficará protegida do ácido, não mudando a cor, mantendo assim a marca do cuteleiro no metal.
A parte que entrar em contato com o ácido, ficará mais escura, desenhando a linha do metal no acabamento.
O cuteleiro deve checar a cor do metal a cada 30 ou 60 segundos, para garantir que obterá o acabamento desejado não passando do ponto de remover o metal do ácido.
Gostou do artigo sobre Gravação no Metal? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.