Revenimento
Esse procedimento irá deixar o metal mais flexível, tirando o risco de o metal quebrar, eliminando assim as tensões causadas pela tempera. O revenimento fica em uma cor bronze/cor palha. Não pode deixar o revenimento ficar em uma cor azul, pois isso significa que o metal ficou muito mole.
O revenimento, conforme análise feita sobre vários cuteleiros no Brasil, ocorre da seguinte forma:
200 a 230 graus celsius por 60 minutes x 2 ciclos.
Note:
Muitos cuteleiros usam fornos de cozinha. Então, nesse procedimento é recomendado acompanhar a peça, verificando sua cor, para assim saber qual é a temperatura e tempo apropriado para usar no seu forno.
Portanto, para realizar este procedimento, é necessário prestar atenção à cor da peça de aço, pois ela indica a temperatura da lâmina, servindo de guia para o cuteleiro identificar as etapas e as ações que devem ser tomadas, durante o processo de tratamento térmico.
Confira abaixo a tabela com as cores e temperaturas de lâminas, que servirão como um guia para identificar a temperatura do aço durante o processo de revenimento:
Para ter uma amostra do revenimento ideal de um metal, você pode pegar um pedaço do metal que irá usar para fazer a peça e queimar ele com um maçarico, em uma única ponta. Assim, o material irá criar várias cores, do amarelo até o azul. Mostrando para você qual é a cor ideal para o material que você está usando (Palha escura, Palha Clara, Palha fria).
Revenimento com Óleo
Não é uma prática muito comum, mas é uma forma de fazer o revenimento de peças grandes que não cabem no forno. Para isso, o cuteleiro primeiro tem que aquecer o óleo até a temperatura desejada. Após aquecer o óleo na temperatura desejada, o cuteleiro mergulha a peça no óleo e deixa a peça mergulhada por 60 minutos.
Resfria-se a peça ao ar livre e se repete o procedimento mais uma vez, completando assim dois ciclos.
Note: O óleo muito aquecido pode atingir seu ponto crítico e entrar em chamas. Portanto, deve-se ter muito cuidado com esse procedimento devido a questão de o óleo borbulhar e pegar fogo.
Gostou do artigo sobre revenimento? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.