Tipos de Lixas
As lixas cumprem a função de eliminar imperfeições, contaminantes, brilho, permitindo um acabamento ideal. Comumente, as lixas são usadas para polimento, nivelação, correção e uniformização de superfícies. Elas ajudam a eliminar diversos tipos de imperfeição. Entre os tipos mais comuns de lixas encontradas no mercado estão as lixas de água, para madeira, para ferro e para massa.
Granulações
As lixas têm graduações, e essa especificação chama-se Grão ou Grana. As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600.
Lixa d’água........................................ 80 a 3000
Ferro................................................... 36 a 220
Massa................................................. 60 a 220
Madeira.............................................. 36 a 320
Alguns exemplos de lixa são:
Granulação 20 – grossa, com grande capacidade de abrasão;
Granulação 36 – grossa, com grande capacidade de abrasão em madeiras e outros maleáveis;
Granulação 60, 80 e 100 – grossa, utilizada para remover a oxidação do metal e para áreas com pintura;
Granulação 120/180 – média, utilizada para diversos trabalhos;
Granulação 220/240 – média, utilizada em madeiras;
Granulação 320 – fina, utilizada em acabamentos sensíveis;
Granulação 400 – fina, utilizada para dar lustre;
Granulação 600 – muito fina, utilizada para polir e dar lustre;
Granulação 1600 ou mais – finíssima, utilizada para lustrar joias.
Seu uso é dado pela granulação, que varia de 16 a 3000 e indica o número de grãos de areia que cabem em cada centímetro quadrado do material. Quanto maior esse número, mais fina a lixa é.
Acabamento
Abaixo relacionamos os principais tipos de lixas para trabalhar com materiais ferrosos. Confira todos os modelos e suas finalidades:
150/220 – Utilizada na realização de pinturas e na preparação de materiais ferrosos. Remove ferrugem e excessos da laminação, melhorando a aderência dos materiais;
320/360 – Utilizada na realização de pinturas e na preparação de materiais ferrosos. Lixa fundos e uniformiza superfícies. Também é utilizada entre demãos de acabamentos finos, com esmalte sintético;
360/400 – Utilizada na realização de pinturas e na preparação de materiais como alumínio, aço galvanizado e chapas de zinco.
Para se obter um bom acabamento da superfície, deve-se começar a lixação da lixa mais grossa para a mais fina.
Por exemplo, ao começar o processo com uma lixa 220, tendo por objetivo um acabamento extremamente liso, podemos continuar com uma lixa 320, depois uma 400 e finalizar com uma 600.
Quando compradas avulsas, as lixas normalmente vêm enroladas em papel de embrulho. O ideal, entretanto, é mantê-las em local plano e, de preferência, envolta em saco plástico fechado, protegidas da umidade e do calor excessivo.
Quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será e, quanto mais alto for o número, mais ela será fina. Abaixo você pode conferir os tipos de lixas mais apropriados de acordo com o trabalho a ser realizado:
Materiais Ferrosos
Tipo de lixa: 150 a 220. Indicada para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário. Serve para remoção de ferrugem e carrepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies pintadas com fundo ou primer imobiliário. Serve para o lixamento de fundos e primers para uniformizar a superfície.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies com acabamento fundo ou primer imobiliário. Serve para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 360 a 400. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Serve para o lixamento de superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas para receber o fundo.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para repintura. Serve para melhorar ancoragem e lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino.
Alvenarias
Tipo de lixa: 80 a 150. Indicado para pintura nova. Serve para remoção de partículas desagregadas e contaminantes.
Tipo de lixa: 180 a 220/360. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de massa corrida para nivelar e uniformizar a superfície e lixamento final de massa corrida para se obter um acabamento fino.
Tipo de lixa: 220. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de gesso para nivelar e uniformizar a superfície
Tipo de lixa: 220 a 240. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com látex fosco para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 240 a 320. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com látex semi-brilho e acetinado para um acabamento fino e nos casos de repintura para melhorar a ancoragem.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino e nos casos de repintura para melhorar a ancoragem, principalmente sobre tintas com brilho.
Madeiras
Tipo de lixa: 100 a 220. Indicado para pintura nova. Serve para remoção de farpas e contaminantes.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de massa a óleo e fundo nivelador para uniformizar a superfície.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para repintura. Serve para melhorar a ancoragem e lixamento entre demãos para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 100 a 220. Indicado para envernizamento novo. Serve para remoção de farpas e contaminantes.
Tipo de lixa: 320 a 500. Indicado para envernizamento novo. Serve para lixamento entre demãos para remoção de farpas e acabamento fino.
Tipo de lixa: 320 a 500: Indicado para envernizamento repintura. Serve para melhorar a ancoragem e lixamento entre demãos para um acabamento fino.
Gostou do artigo sobre lixas? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.