O Benchmarking é um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações ou indústrias, por fatores-chaves que influenciem a produtividade e os resultados. Essa filosofia pode ser aplicada a qualquer função, o que geralmente produz melhores resultados quando implementado na companhia como um todo.
O benchmarking é um processo em que você compara suas práticas, processos, produtos e resultados com os de seus concorrentes.
Essa tática é uma boa forma de identificar pontos fracos e fortes, tanto seu quanto das outras companhias do seu segmento, e claro aprender com os resultados, podendo planejar ações e mudanças para melhorar suas vendas.
Tenha um objetivo claro
Para ter sucesso nesse processo de aprendizagem, você precisa ter objetivos claros. Caso contrário, você não irá saber como aproveitar todas as informações que descobriu.
Antes de começar a pesquisa, defina quais pontos do seu negócio você quer melhorar. Continuando com o exemplo do atendimento ao cliente, o que você quer aprimorar nesse seu processo? Telefone? E-mail? SAC? Defina e foque nesse ponto, procurando por empresas que façam bem o que você precisa melhorar.
Procure referências
Na hora de procurar as empresas que você incluirá no seu benchmark, pesquise aquelas que são consideradas referência no assunto.
Muitas vezes, empresas que conseguiram grandes resultados pelo seu trabalho ficam orgulhosas de compartilhar o seu caso com outros empresários.
Revistas especializadas e empresas de RH costumam fazer rankings de melhores empresas em diferentes categorias e contar um pouco de seus cases.
Cresça com os resultados
Mais importante do que saber qual o sistema aquela empresa adota é, diante de todas as informações, ter um bom plano de ações.
Isso significa que além de descobrir o que outras companhias fazem, você tem que identificar suas falhas e agir para resolver o seu problema ou melhorar as suas práticas.
Com todas as informações descobertas durante o processo de benchmarking, olhe para o seu orçamento e estratégias e veja como é possível adaptá-los para garantir o seu sucesso.
Acompanhe seus concorrentes
Saber o que seus concorrentes fazem de melhor e pior é fundamental. Monitore como eles trabalham o catálogo de produtos, preços, políticas de entrega, valor do frete, promoções e outras informações importantes.
Dê continuidade
O processo de benchmarking deve continuar mesmo depois que você implantou mudanças e está conseguindo melhores resultados. Você precisa sempre estar atento ao que acontece no mercado para não ficar atrás da concorrência. Uma empresa de sucesso está sempre em busca de melhorias.