Procedimento utilizado em metais que já foram temperados. Portanto, para que o cuteleiro possa trabalhar com o metal novamente, ele precisará normalizar o metal, para que ele fique mais flexível e macio para a fabricação.
O que é Normalização?
A normalização é um processo de tratamento térmico ferrítico que é usado para tornar um aço de liga à base de ferro mais dúctil e resistente. Isso é alcançado após a(s) peça(s) ter sido submetida(s) a processos de endurecimento térmico. A normalização envolve o aquecimento do aço a uma temperatura elevada, seguido de resfriamento lento até a temperatura ambiente. O aquecimento e o resfriamento lento alteram a microestrutura do aço. Isso reduz a dureza do aço e aumenta sua ductilidade.
A normalização é realizada quando outro processo diminui a ductilidade e aumenta a dureza das peças de aço da máquina. A normalização reforma a microestrutura em estruturas mais dúcteis. Isso torna o metal mais moldável, mais usinável e reduz a tensão residual dentro do material que pode levar a falhas inesperadas.
Então, resumindo, a normalização é feita da seguinte forma:
Aquece o metal até o ponto crítico
Deixe o metal esfriando ao ar livre, de forma lenta.
Note: Após terminar de fazer a faca/espada (antes de ir para a tempera), alguns cuteleiros recomendam dar 2 ciclos de normalização para diminuir os grãos (recomendado), eliminando assim tensões que poderiam originar trincas e fissuras.
Gostou do artigo sobre normalização? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.