Processo de Tempera
Tempera Full
Esse é o procedimento feito para deixar o metal duro, dando um choque térmico nele. Quando a peça já foi feita, é importante realizar esse procedimento, para que o metal fique resistente para a função que ele foi feito.
A tempera ocorre da seguinte forma:
Ø Aquece o metal até o ponto que o aço deixa de ser magnético, através de uma fornalha. Para verificar se atingiu a temperatura crítica, usa-se um ímã.
Ø Esfrie o metal de forma brusca, em água ou em óleo.
Observação referente ao aquecimento:
Em fornalha de carvão, além de aquecer, o material irá pegar um pouco mais de carbono transmitido pelo carvão, o que ajuda a deixar uma camada externa mais dura, pois esse é o procedimento usado para cementação. Pode se usar também pó de chifre ou pó de ossos junto ao carvão, para que esse procedimento seja realizado.
Observação referente ao resfriamento:
Em água: pode ocorrer o risco de o metal trincar ou empenar/entortar. Portanto deve se ter muito cuidado ao realizar esse procedimento com metais como facas/espadas.
Em óleo: Método mais comum usado. Recomenda-se esquentar primeiramente o óleo em até 60 graus, antes de usar ele para o esfriamento do metal.
Melhor óleo recomendado é o olho hidráulico. Mas muitos cuteleiros usam óleo queimado de carro.
Tempera Seletiva
Esse é o procedimento onde é aquecido somente uma parte do metal, onde por exemplo, é aquecido somente a lâmina da faca e não o corpo inteiro. Com esse tipo de procedimento, a parte que foi aquecida irá endurecer e a parte que não foi aquecida, ficará mais macia.
Para realizar esse procedimento, é necessário fazer o aquecimento manualmente ou então, como no processo da katana, é usado uma mistura de argila com cinza na parta de traz da espada, fazendo assim uma tempera seletiva somente na lâmina.
Note:
Temperatura crítica é quando o metal deixa de ser magnético. Nesse processo, o metal estará com uma cor cereja, meia opaca. Há de se ter cuidado com esse procedimento, pois se aquecer de mais, poderá queimar o metal, perdendo assim sua peça.
Ao aquecer a faca/espada, deixe o fogo atingir primeiramente as partes grossas, para não superaquecer a ponta da faca/espada. Movimente a peça para frente e para trás, para que ela aqueça de forma homogênea.
Receita para tempera seletiva
Referente a essa questão, como os grandes mestres que fabricam a espada Katana, cada mestre tem uma receita, o que muitos levam como segredo de família.
Para se ter uma idéia geral, segue abaixo alguns materiais usados para fazer esse isolamento e condutor.
Para isolar a base do calor, mistura-se com água: Cal virgem; Fibra de coco (Casca de coco ralado); barro/argila.
Condutor de calor para aumentar o carbono, mistura-se com água: Pó de carvão; Grafite; Limão; Sal.
Note:
Essa é somente uma receita, a quantidade que será adicionado na mistura, ou até mesmo se irá usar todos os itens citados ou somente algum deles, é uma decisão que o cuteleiro irá escolher.
A opção de usar esse material na peça também é opcional.
Gostou do artigo sobre tempera? Se quiser ler mais conteúdos sobre o assunto de cutelaria, acompanhe nosso blog, que estará cheio de materiais que serão úteis para você! Nos sigas nas redes sociais e sinta-se livre para nos deixar um comentário.