Também conhecida como matriz SWOT, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Como fazer: O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área. Portanto, vamos analisar ponto a ponto.
Forças:
As forças são elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio. Uma outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sob o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não a situação. Alguns exemplos podem ser:
A união da sua equipe
Uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamento moderno, etc)
Localização privilegiada
Relacionamentos estratégicos
Modelo de cobrança
Mais Ex.: Qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
São praticamente infinitas as forças que podem ser listadas em um negócio, mas é importante focar no que realmente faz diferença e, também, elementos que podem ser trabalhados em cima. Faz-se uma análise SWOT não apenas para refletir, mas para criar um plano de ação. Vamos aprofundar o exemplo acima.
A união da sua equipe = Montar um sistema de remuneração integrado
Uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamento moderno, etc) = Capitalização barata
Localização privilegiada = Focar em estratégias de marketing no local
Relacionamentos estratégicos = Segmentar projetos para esse público que temos acesso
Modelo de cobrança = Preços mais competitivos ou economias no estoque.
Fraquezas:
As fraquezas são elementos internos que atrapalham o negócio. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. Alguns exemplos são:
Produto altamente perecível
Matéria prima escassa
Equipe pouco qualificada
Tecnologia ultrapassada
Processo de entrega
Mais Ex.: Altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.
Novamente, o interessante é buscar ações para eliminar essas fraquezas. Logicamente, é importante sair do lugar comum como “falta de dinheiro = conseguir mais dinheiro”. Isso sido dito, vamos aos exemplos:
Produto altamente perecível = Fazer uma precificação amigável à troca e retorno ao ponto de venda
Matéria prima escassa = Mudar de matéria prima ou assumir um posicionamento de luxo
Equipe pouco qualificada = Desenvolver produtos mais simples ou mudar o processo para aproveitá-los, ou contratar pessoal qualificados recém formados
Tecnologia ultrapassada = Vender a estrutura para outras empresas
Processo de entrega lento = Deixar o cliente retirar ele mesmo o produto com mega desconto
Oportunidades:
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Alguns exemplos são:
Vai sair uma nova lei
Pode surgir um novo curso
Minha concorrente precisa de ajuda
Ter acesso à uma nova tecnologia
Algum produto complementar ao meu ser lançado
Mais Ex.: Mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
As oportunidades são muito perecidas com sonhos do tipo “se isso acontecer, vai ser muito bom.”. E, embora elas estejam fora do controle da empresa, deve-se haver uma preparação mínima para o caso dela ocorrer. Vamos avançar com os exemplos:
Vai sair uma nova lei = Desenvolver um produto específico para atendê-la
Pode surgir um novo curso = Planejar para os funcionários terem acesso à ele
Minha concorrente precisa de ajuda = Podemos fazer uma fusão ou aquisição
Ter acesso à uma nova tecnologia = Planejar uma nova linha de produtos
Algum produto complementar ao meu ser lançado = Buscar parceria de marketing
Ameaças:
Por fim, as ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem. Alguns exemplos, são:
Entrada de um concorrente internacional no mercado
Pirataria dos seus produtos
Mudança na legislação do seu setor
Escassez de mão de obra
Catastrofes naturais/guerras
Mais Ex.: Novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
As ameaças podem ser traduzidas pelos medos que existem por parte da gestão da empresa. Igualmente às oportunidades, deve-se pensar, mesmo que por alto, maneiras de evitalas. Vamos lá:
Entrada de um concorrente internacional no mercado = Fazer contrato de longo prazo com fornecedores
Pirataria dos seus produtos = Estratégias para usar o marketing gratuito gerado
Mudança na legislação do seu setor = Desenvolver um produto específico para atendê-la
Escassez de mão de obra = Desenvolver um curso de capacitação próprio seu
Catástrofes naturais/guerras = Ter planos alternativos e buscar novos mercados
Análise Swot Cruzada
A análise swot cruzada consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes, de forma a obter um moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa.
Para a isso, é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente, ou seja, pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos/estratégias:
Pontos fortes x Oportunidades
Estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
Pontos fortes x Ameaças
Estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
Pontos fracos x Oportunidades
Estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
Pontos fracos x Ameaças
Estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.